RANKING DE TRANSPARÊNCIA NO COMBATE À COVID-19

Nossos Governos tem sido transparentes com as medidas de enfrentamento da crise?

Confira os resultados

Ranking de Transparência no combate à COVID-19

Avaliamos como os portais de transparência dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do governo federal trazem informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social. A escala vai de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.

Além de prejudicar o atendimento básico de saúde, a corrupção pode afetar também as tentativas dos governos de estimular a economia e ajudar as famílias em situação vulnerável.

Por isso, desde 1º de setembro, demos um passo além em nossa cobrança por transparência. Além de adotar critérios mais rigorosos, passamos a acompanhar também doações, programas de estímulo econômico e medidas de proteção social.

Desde seu lançamento, gestores públicos de todo o país têm se empenhado em melhorar a transparência no combate à COVID-19.

Confira os resultados e ajude a cobrá-los a melhorar ainda mais!

exibir resultados para

Avaliações realizadas em

Período de coleta

9 MAI - 20 MAI

Metodologia

1

  • Péssimo

    0-19 PTS

  • Ruim

    20-39 PTS

  • Regular

    40-59 PTS

  • Bom

    60-79 PTS

  • Ótimo

    80-100 PTS

01.SET.2020

Governo Federal

BOM

71

Pontos

Ante a cobrança da sociedade, o governo federal promoveu melhorias em seu portal e conseguiu oferecer maior transparência a suas ações no enfrentamento da pandemia.

Apoie a luta contra a corrupção!

Durante a crise do coronavírus, 100% das doações para a Transparência Internacional - Brasil serão destinadas ao combate à corrupção na pandemia.

Neste momento, mais do que nunca, cada centavo importa para salvarmos vidas. E nenhum centavo pode ser desviado.

Por isso, desde o começo dessa crise, dedicamos todos nossos esforços para proteger o recurso público da corrupção e do desperdício. Já avançamos muito, mas podemos fazer muito mais!

Doe para a Transparência Internacional e junte-se a nós na luta contra a corrupção.

Confira o passo a passo para avaliar sua cidade!

Sobre o ranking

O Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 é um importante instrumento de promoção do controle social. Utilize e compartilhe essa ferramenta. A participação da sociedade e da imprensa no monitoramento da gestão pública é fundamental para garantir atendimento de qualidade a todas/os e preservação dos recursos públicos.

Já o Índice de Transparência da Covid-19, da Open Knowledge Brasil, lançado em 3 de abril, também tem o objetivo de ampliar a transparência das informações de enfrentamento da pandemia, mas com algumas diferenças. Seu foco está nos dados sanitários e epidemiológicos, enquanto o nosso ranking se volta a dados de contratações emergenciais.

Para saber mais sobre o Índice da OKBR, clique aqui.